Home > Pós Graduação
Desenvolva seu potencial profissional com a Pós-Graduação em Nutrição e Medicina Vegetariana, coordenada por Thaisa Navolar, referência nacional na área. Este curso foi criado especialmente para médicos e nutricionistas que desejam oferecer suporte adequado e seguro a pacientes vegetarianos e veganos, promovendo saúde, equilíbrio e bem-estar.
Único curso no Brasil especializado em Nutrição e Medicina Vegetariana, com abordagem prática e científica.
Coordenação de Thaisa Navolar e corpo docente renomado, garantindo conteúdo de alta qualidade.
Estude onde e quando quiser, com aulas ao vivo e gravadas para acompanhar no seu ritmo.
Curso certificado, ampliando sua atuação profissional e fortalecendo seu currículo na área da saúde.
Thaisa Navolar é nutricionista especializada em Nutrição Vegetariana e Plant-Based, com mais de 15 anos de experiência profissional. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui especializações em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul, além de formação em Saúde Coletiva pela UFSC. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná, Thaisa aprimorou seus conhecimentos em gastronomia plant-based no Natural Gourmet Institute, em Nova Iorque. Atualmente, coordena a pós-graduação em Nutrição e Medicina Vegetariana na Plenitude Educação e é diretora da área materno-infantil da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
Como organizadora do livro “Nutrição Vegetariana e Plant-Based”, Thaisa compartilha seu vasto conhecimento e experiência na área, contribuindo para a formação de profissionais capacitados a oferecer suporte adequado e seguro a pacientes vegetarianos e veganos. Sua trajetória destaca-se pela dedicação à promoção de uma alimentação saudável e sustentável, aliando prática clínica, ensino e pesquisa para fomentar a saúde e o bem-estar através da nutrição baseada em plantas.
Embora a carne seja uma fonte comum de proteínas, os vegetarianos podem obter proteínas adequadas através de leguminosas (feijões, lentilhas, grão-de-bico), oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e cereais integrais. Esses alimentos, quando consumidos em variedade e quantidade adequadas, suprem as necessidades proteicas do organismo.
Embora o ferro de origem vegetal (não-heme) seja menos absorvido pelo organismo comparado ao ferro de origem animal, é possível manter níveis adequados de ferro consumindo alimentos como leguminosas, vegetais de folhas verde-escuras e frutas secas. Para melhorar a absorção, recomenda-se ingerir fontes de vitamina C junto às refeições.
A vitamina B12 é encontrada em produtos de origem animal e alimento fortificados. A suplementação é sempre indicada para vegetarianos e veganos em todos os ciclos da vida. Diversas condições de saúde e metabólicas levam à sua deficiência, independente do tipo de dieta, o que faz com que muitas pessoas que consomem carne também necessitem de suplementação individualizada.
Sim! A dieta veg pode ser seguida em todos os ciclos da vida, sem prejuízo ao crescimento e desenvolvimento. Nestas fases, um acompanhamento nutricional faz toda a diferença para o equilíbrio na alimentação, e suplementação individualizada.
Uma dieta vegetariana bem planejada pode fornecer todos os nutrientes essenciais. No entanto, atenção especial deve ser dada a nutrientes como proteínas, ferro, cálcio, ômega-3 e vitamina B12, garantindo fontes adequadas ou suplementação quando necessário.